2006/09/23

Edfor / Manoel de Oliveira

Está prevista uma homenagem a Manoel de Oliveira, durante o próximo evento "Autoclássico", de 29 de Setembro a 1 de Outubro, na Exponor.
Manoel de Oliveira é um conhecido realizador de filmes e também foi piloto de automóveis durante a sua juventude, história essa que está ligada aos automóveis Edfor, produzidos por Eduardo Ferreirinha, na cidade do Porto antes da II Guerra Mundial.
copyright www.fanzinex.blogspot.com
Na homenagem estará presente um exemplar Edfor Grand Sport que foi recuperado recentemente, anteriormente estava neste estado e agora assim.
Para além da exposição de um exemplar da Edfor será também exibido o filme (documentário) de Manouel de Oliveira, intitulado «Já Se Fabricam Automóveis em Portugal» ou «Em Portugal Já Se Fazem Automóveis» ou «Portugal já faz Automóveis» datado de 1938 e diverso material usado pelo cineasta nas provas de corrida.
Para os interessados na história da recuperação deste automóvel, é possível saber mais na página da Associação Luso-Hanseática.
Aqui uma fotografia de Manoel de Oliveira num Edfor.
Aqui está o Edfor (NT-10-68) em exibição na Fundação Cupertino de Miranda na exposição "Os Anos Loucos do Circuito da Boavista".

- Quem quiser saber mais sobre a história dos vários veículos produzidos, pode ver cópia de um artigo retirado da revista Autoclássico.
Aqui podem ver o catálogo.

P.S. - parece que também será exibido o primeiro automóvel desportivo coupé desenhado e fabricado em Portugal brevemente

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?